Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu,
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer. [Pearls]

É importante este desprendimento...isso é liberdade, amor, verdade....
muito além da nossa compreensão, e das nossas possibilidades mortais...
É importante o ato de sabermos que só estamos junto de algo
ou de alguém por que de fato queremos estar...
É importante saber que somos livres para ir e vir...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Vivendo Plenamente - Osho

Alexandre o grande encontra-se com Diógenes

Aqueles que dizem estar esperando por uma oportunidade
estão sendo enganados, e não estão enganando ninguém
a não ser eles mesmos.
A oportunidade não irá surgir amanhã.

Ela já chegou, esteve sempre presente.
Esteve presente mesmo quando você não estava aqui.
A existência é uma oportunidade.
Ser é a oportunidade.
Não diga: "Amanhã irei meditar, amanhã irei amar,
amanhã irei ter uma relação radiante com a existência.
" Por que amanhã? O amanhã nunca chega.
Por que não agora? Por que adiar?
O adiamento é um truque da mente: faz com que você
continue cheio de esperanças, e enquanto isso
a oportunidade está escapando de você.
E, no final, você chegará ao derradeiro destino - a morte -
e não haverá mais oportunidades à disposição.
Isso já aconteceu muitas vezes no passado.
Você não é novo aqui.
Você já nasceu e morreu muitas vezes.
E, a cada vez, a mente usou o mesmo truque,
e você ainda não aprendeu.

Quando Alexandre o Grande estava indo para a Índia,

encontrou um homem estranho, Diógenes.
Era uma manhã de inverno, uma brisa refrescante
soprava e Diógenes estava deitado à margem do rio,
tomando um banho de sol, nu.
Era um belo homem.
Quando a alma é bela, surge uma beleza que não é
desse mundo.
Ele nada tinha, nem mesmo uma tijela de esmolas,
porque um dia ele estava indo para o rio com
sua tijela de esmolas para beber água quando viu
um cachorro correndo para o rio.
O cachorro pulou no rio e bebeu.
Então Diógenes riu e pensou:
“Esse cachorro me ensinou algo.
Se ele pode viver sem um prato de esmolas,
porque também não posso?”
Então desfez-se da sua tijela de esmolas e
fez como o cachorro: pulou no rio e começou a beber.
Desde então não teve mais nada.
Alexandre nunca tinha visto alguém tão gracioso,
de tamanha beleza, algo que vinha de uma fonte
desconhecida…
Ele estava impressionado e disse: “Senhor…”
Ele nunca havia dito “Senhor” para ninguém em sua vida –
“estou muito impressionado com o seu ser e gostaria de
fazer algo por você. Há algo que eu possa fazer por você?”
Diógenes disse:
Apenas chegue um pouco para o lado pois você está
tapando o sol. Só isso. Não preciso de mais nada.”
Alexandre disse: “Se eu tiver outra chance de voltar à terra,
pedirei a Deus que, em vez de me fazer Alexandre de novo,
me faça Diógenes.”
Diógenes riu e disse: “Quem o impede de fazer isso agora?
Você pode tornar-se um Diógenes. Para onde está indo?
Durante meses vi exércitos se movendo por toda parte.
Para onde você está indo e por que?
Alexandre disse:
“Estou indo para a Índia, para conquistar o mundo inteiro.”
“E depois disso, o que você fará?, perguntou Diógenes.
E Alexandre disse: “Então irei descansar.”
Diógenes riu novamente e disse: “Você está louco!
Estou descansando agora mesmo e não conquistei o mundo.
Não vejo qual a necessidade disso.
Quem lhe disse que, antes de descansar,
precisava conquistar o mundo?
E lhe digo outra coisa: se você não descansar agora,
nunca o fará.
Sempre haverá mais alguma coisa para ser conquistada,
e o tempo passa rápido.
Você irá morrer no meio de sua jornada.
Todos morrem no maio da jornada.”
E Alexandre morreu no meio: morreu no caminho,
quando voltava da Índia.
E nesse dia lembrou-se de Diógenes.
Apenas Diógenes estava em sua mente –
ele nunca pôde descansar em sua vida,
e aquele homem descansou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário