Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu,
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer. [Pearls]

É importante este desprendimento...isso é liberdade, amor, verdade....
muito além da nossa compreensão, e das nossas possibilidades mortais...
É importante o ato de sabermos que só estamos junto de algo
ou de alguém por que de fato queremos estar...
É importante saber que somos livres para ir e vir...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Elemento Ar...



Espírito do Ar, Rainha dos ventos e das tempestades.

Tráz sob seu manto todas as estações.

Agitando suas asas, ele tráz a renovação do espírito de liberdade e felicidade.



Libra, o signo cardinal do Ar

Representa o ar em sua forma mais pura e básica. O signo de Libra é voltado para idéias e para a sociedade e possui um interesse vivo pelo mundo das pessoas, dos relacionamentos humanos e dos códigos sociais. Signo extremamente estético e sensual, regido por Vênus, Libra adora a beleza em todas as suas formas. Como a harmonia é tão importante para Libra, procura equilibrar pontos de vista, relacionar e analisar com imparcialidade. Libra preocupa-se com relacionamentos, especialmente casamentos e outras associações.


Gêmeos, o signo do Ar mutável


Dedica-se ao estudo de detalhes e de fatos e, ainda, da comunicação (o ar é o meio tanto para a fala quanto para outras formas de transmissão, como sinais de rádio e televisão). Mercúrio, regente de Gêmeos, é o mensageiro alado, cujo vôo alcança os céus. Gêmeos simboliza o princípio da dualidade, e, para os geminianos, significam a necessidade de encontrar um companheiro que possa ser a "outra metade". Gêmeos raramente sente-se completo em si mesmo, procurando estabelecer um vínculo de compreensão mútua, baseado no pensamento, na lógica e na expressão verbal. O signo de Gêmeos é considerado o mais mutável de todos os signos astrológicos.


A Personalidade dos Signos de Ar


As pessoas dos signos de ar compreendem o mundo basicamente através do modo pensamento. Para elas, idéias e conceitos podem ser mais reais do que tangíveis. Portanto, seguir um ideal surge naturalmente para as pessoas de signo de ar. Como a aparência e a direção são tão importantes, podem tropeçar em barreiras materiais e também cair em armadilhas lógicas de sua própria autoria.
As pessoas dos signos de ar são bastante sintonizadas com o mundo dos sentidos e, portanto, ficam facilmente irritadas ou aborrecidas com sons, cheiros e sabores levemente perturbadores.
Embora as pessoas de signos de ar possam realmente apresentar características sanguíneas, não levam tão longe a alegria e o otimismo. Elas também tem um lado extremamente negativo e crítico, que manifestam na ironia ou no sarcasmo amargo.


Apesar de a maioria das pessoas dos signos de ar não serem totalmente intelectualizadas, muitos realmente gostam de resolver charadas, esclarecer mistérios, fazer jogos de palavras e outras formas de testar sua capacidade mental.
As pessoas dos signos de ar compreendem rapidamente, mas esquecem também com rapidez. Raramente guardam rancor por muito tempo e muito menos se agarram a relacionamentos desgastados, especialmente no campo do amor. São muitas vezes acusadas de sentirem emoções que não chegam a ser profundas, ou de serem borboletas que saltam de uma flor para outra. Sejam ou não verdadeiras essas acusações, a maioria das pessoas de signos de ar gostam de divertir-se de maneira natural e espontânea. Em geral mais passionais do que sensuais, acreditam que o toque é um ato de intimidade e acham difícil suportar demonstrações de emoção possessiva ou de sentimentalismo. No entanto, sua aparência externa fria e distante pode esconder sentimentos turbulentos.


O ar é o elemento que traz a mudança: quem o tem bem desenvolvido pode transformar negativo em positivo, ódio em amor, ciúme em abertura, ganância em generosidade, orgulho e egoísmo em paz. O ar está relacionado à curiosidade, ao aprendizado e à flexibilidade intelectual. No seu aspecto mais elevado, ele é a sabedoria da meditação.
Quando o ar é dominante, as qualidades da terra e da água costumam ser deficientes. Há pouca estabilidade e satisfação. É difícil se ater a alguma coisa. Se estamos num lugar, outro parece melhor e, quando chegamos a esse outro lugar, queremos estar num terceiro. É difícil aceitar as coisas como elas são, difícil encontrar conforto no que existe. Ficamos irrequietos, incapazes de nos concentrar, preocupados ou inconstantes. A felicidade dá lugar à infelicidade quando algo levemente negativo acontece. A resolução dá lugar à incerteza. A convicção desmorona com facilidade. Como não há gravidade interior, as influências externas nos arrastam de um lado para o outro.
Quando o ar é deficiente, é fácil empacar. Fica difícil mudar as coisas. Quando surge uma preocupação, ela permanece. Quando uma simples inquietação aparece, ela se aloja dentro de nós.
Quando o elemento ar está em equilíbrio, a preocupação e a inquietação dão lugar ao que vem a seguir – uma resolução é encontrada. O ar equilibrado nos permite ser flexíveis. Mesmo quando as coisas saem erradas, conseguimos apreciar outros aspectos da experiência: pode haver más notícias e um céu azul ao mesmo tempo. O ar permite que a mente avance em novas direções, que veja as coisas de perspectivas diferentes, levando ao acúmulo de conhecimento e compreensão. A rapidez com que você consegue transformar a raiva, a depressão, a irritação ou a autocomiseração numa coisa positiva está relacionada ao grau de desenvolvimento do elemento ar em você.
O elemento ar é também o prana, que conduz a mente. É por isso que o tantra e o Dzogchen recomendam movimentos e posturas físicas para controlar o elemento ar a fim de favorecer determinadas experiências. Quando o ar está perturbado, é difícil para a mente se concentrar. É difícil sentar-se para meditar. Há impaciência. As perguntas surgem e há necessidade de enunciá-las. Quando há excesso de ar, é difícil ter experiências da base vazia de todas as coisas, o kunzhi, porque a mente e a energia estão correndo de um lado para o outro, atraídas pela claridade e pela manifestação.
O ar liga tudo. Ele está relacionado a todos os tipos de comunicação. Como o prana, o ar elementar permeia tudo, em todos os lugares: ele é a energia essencial da existência.
Nas práticas tibetanas realizadas na hora da morte, o lama evoca o espírito morto por meio do elemento ar, pela inspiração. Quando o espírito é contactado, o lama o ajuda a resolver o que ficou sem solução no momento da morte.
Alguns dos tantras falam de ar a respeito de poderes mágicos. A magia sempre tem a ver com a transformação e sem a energia elementar do ar não existe transformação. Tradicionalmente, acredita-se que a falta do ar inibe a capacidade de praticar a magia e torna difícil direcionar o renascimento.
Quando o ar é deficiente, o progresso nas práticas espirituais costuma ser pequeno e há uma incapacidade de transformar em prática o que surge.
As práticas que desenvolvem o elemento ar são as tsa lung, que trabalham com os canais e o prana no corpo. Entre elas estão a yoga física ou trul khor, a pho wa, ou transferência da consciência; a respiração contemplativa, durante a qual o canal central é aberto por meio da respiração e da visualização; e outras. Algumas dessas práticas são descritas detalhadamente mais adiante. Em geral, as práticas relacionadas ao ar separam o prana puro do impuro, o que significa separar também o estado mental puro do impuro. O ar é o elemento que permite diferenciar e separar esses estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário