Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu,
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer. [Pearls]

É importante este desprendimento...isso é liberdade, amor, verdade....
muito além da nossa compreensão, e das nossas possibilidades mortais...
É importante o ato de sabermos que só estamos junto de algo
ou de alguém por que de fato queremos estar...
É importante saber que somos livres para ir e vir...

domingo, 11 de julho de 2010

Ego


Ego é um fenômeno social - é a sociedade, e não você.
Mas ele lhe dá uma função na sociedade, um lugar
na hierarquia da sociedade.
E se você se contentar com ele, irá perder a
oportunidade de encontrar o seu verdadeiro eu.
Você já notou que todo tipo de miséria
entra através do ego?
Este não pode lhe fazer feliz; ele só pode

lhe fazer miserável.
Ego é o inferno.
Sempre que estiver sofrendo, tente observar e
analisar, e você irá perceber que, de alguma forma,
o ego é a causa do sofrimento.

A mulher e a travessia do rio

Dois monges Budistas estão retornando para o monastério
deles quando chegaram a uma passagem em um rio.
A corrente era muito forte, era uma região montanhosa.
Uma jovem e bela mulher estava ali, esperando que alguém
a ajudasse, pois estava com medo de atravessar sozinha.
Um monge, o mais idoso, é claro...
porque ele é o mais velho, ele caminha na frente –
tudo jogo do ego.
Se você for mais velho, você tem que caminhar à frente;
monges mais jovens precisam caminhar um pouco atrás.
O monge mais velho vem primeiro.
A garota pede a ele,
“Você pode me ajudar; basta segurar minha mão?
Estou com medo, a corrente está tão forte e talvez,
o rio possa ser fundo.”
O velho fechou os olhos – isso é o que Buda disse aos
monges, que se vissem uma mulher, sobretudo
uma mulher bonita, deveriam fechar os olhos.
Isso é surpreendente: você já a viu, depois você
fecha os olhos; senão, como você pode determinar que
ela é uma mulher, e bela?
Você já está afetado, e agora você fecha seus olhos!
Assim ele fechou os olhos e entrou no rio
sem responder a mulher.
Depois o segundo, o monge mais jovem chega.
A garota está com medo, porém, não há nada mais a fazer –
o sol está se pondo, logo será noite.
Então ela pede ao jovem monge,
”Por favor, você pode segurar minha mão?
A passagem parece ser tão fundo e a corrente está forte
e estou com medo.
O monge diz,
“Está fundo, eu sei, e apenas dar as mãos não servirá;
sente-se sobre meus ombros e eu a carregarei
até o outro lado.”
Quando chegaram no monastério o monge mais velho diz
para o mais jovem,
“Você, companheiro, cometeu um pecado e eu vou relatar
que você não somente tocou na mulher, não somente
falou com ela, você a carregou nos seus ombros!
Você deve ser expulso da comunidade;
não é digno de ser um monge.”
O jovem simplesmente sorriu e disse,
“Parece que embora eu tenha deixado
aquela mulher alguns quilômetros,
você ainda a carrega nos seus ombros.
Andamos quilômetros e você ainda se sente
incomodado por isso?”
Agora, o que estava acontecendo a esse velho monge?
A mulher era bela; ele havia deixado escapar uma chance.
Ele estava irritado, com inveja.
Estava cheio de sensualidade, muito confuso.
O mais jovem, no entanto, estava completamente limpo.
Ele carregou a mulher através do rio e a deixou
na outra margem, e isso é tudo, a coisa terminou ali.
Nunca lute contra a ganância, o ego, a raiva, a inveja,
o ódio – você não pode eliminá-los,
você não pode combatê-los.
Tudo que pode fazer é percebê-los.
No momento que você tiver essa percepção,
estará livre deles.
Na luz, a escuridão simplesmente desaparece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário