Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu,
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer. [Pearls]

É importante este desprendimento...isso é liberdade, amor, verdade....
muito além da nossa compreensão, e das nossas possibilidades mortais...
É importante o ato de sabermos que só estamos junto de algo
ou de alguém por que de fato queremos estar...
É importante saber que somos livres para ir e vir...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Luz no Caminho

Um clarão de relâmpago não ilumina seu caminho, não funciona como uma lanterna na sua mão. Apenas lhe dá um lampejo, um vislunbre da estrada adiante. Mas esse simples vislumbre é muito precioso; agora seus pés estão firmes, agora sua vontade é reforçada, agora sua decisão de alcançar seu destino fica fortalecida. Você viu a estrada e sabe que está ali e que você não está vagando sem rumo. Um raio de luz bastou para que você tivesse um vislumbre da estrada que deve trilhar e do templo que está no final de sua jornada.

O filósofo, o místico e a tempestade de trovões

Eu ouvi contar sobre dois homens que estavam perdidos em uma floresta numa noite muito escura. Era uma floresta bem perigosa, cheia de animais selvagens, muito densa, totalmente às escuras. Um homem era filósofo e o outro um místico.

De repente, caiu uma tempestade, um choque de nuvens, e um grande relâmpago. O filósofo olhou para o céu, o místico olhou para o caminho. Naquele momento do relâmpago, o caminho diante dele, foi iluminado. O filósofo olhou para o relâmpago, e começou a se perguntar, “Que está acontecendo?”, e assim, perdeu a trilha.

Você está perdido numa floresta mais densa do que a dessa história. A noite é ainda mais escura. Algumas vezes um clarão de relâmpago aconteceolhe para o caminho. Um Chuang Tsu está iluminando, um Buddha está iluminandoo, Eu estou iluminando. Não olhe para mim, olhe para o caminho. Se olhar para mim, você já perdeu, pois o relâmpago não será contínuo. Este dura só um instante, e o momento no qual a eternidade penetra no tempo é raro, assim como um raio.

Se você olhar para o raio, se você olhar para um Buda – e um Buda é belo, seu rosto é fascinante, seus olhos são magnéticos – se você olha para um Buda, terá perdido a trilha. Olhe para o caminho, esqueça o Buda.

Olhe para o caminho e faça alguma coisa – siga a trilha, aja. O pensamento não poderá guiá-lo, somente a ação, pois o pensamento se dá dentro de sua cabeça. Nunca pode tornar-se pleno, apenas suas ações podem ser plenas. Preste atenção na vida! – viver é a coisa real. Não vá acumulando informações sobre o que é a meditação – medite! Não fique colecionando informações sobre o que é a dança, existem enciclopédias sobre a dança, mas a coisa toda é completamente inútil a menos que você dance. Jogue fora todas essas enciclopédias! Livre-se do conhecimento e comece a viver.

E quando você começar a viver, então as coisas comuns e ordinárias são transformadas numa beleza extraordinária. São coisas pequenas, pois a vida consiste de coisas pequenas – mas quando você leva para elas um amor intenso, apaixonado,elas se transformam, se enchem de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário